A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é uma instituição privada sem fins lucrativos, inaugurada em 25 de fevereiro de 1902 pelo Coronel João Almeida Leite Moraes. Está localizada na Região Central do Estado de São Paulo, no município de Araraquara.
Até 1930, foi o único hospital que serviu a população da cidade de Araraquara e, desde àquela época a comunidade, já muito ativa, trabalhava ações sociais em prol da Santa Casa. Os documentos históricos registram doações de rendas de espetáculos, latas de banha, toalhas de cerâmica, cachos de banana, feijão, arroz, ovos, leitoa e etc. - o que demonstra o grande envolvimento da população na manutenção desta casa de saúde. Além da mobilização da sociedade, os médicos também contribuíam com instrumental e arsenal cirúrgico.
Com um posicionamento consolidado de atendimento construído ao longo dos 120 anos de sua trajetória, a Santa Casa de Araraquara busca pela profissionalização, investimentos em infraestrutura e melhoria de seus processos organizacionais, com foco na gestão administrativa e no cuidado dos seus pacientes.
Desde 2016, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara realiza um amplo trabalho de obras de melhoria de sua infraestrutura. Estes projetos e obras atendem plenamente os conceitos de acolhimento, de humanização e regulamentações técnicas, gerando nova dinâmica interna ao complexo hospitalar mais adequada às exigências.
Em 2017, o hospital investe em um sistema integrado para o gerenciamento de informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, proporcionando uma visão global da instituição e garantindo a segurança aos dados e informações geradas pela instituição. A Santa Casa de Araraquara é o primeiro hospital filantrópico do Brasil a ter seu banco de dados hospedado na nuvem.