“Confesso que com as nossas conversas eu pude voltar a sorrir. Fui diagnosticado com um câncer […]. Confesso que com suas palavras tenho fortificado minha estrutura. Parabéns por tanto profissionalismo e por tanta disposição. Obrigado por trazer alegria para o meu coração”, essas palavras foram escritas em formato de poemas pelo paciente Ismael Pereira da Silva, de 30 anos, em consideração a dedicação com que a psicóloga hospitalar da Santa Casa de Araraquara, Viviane Baroni realiza o seu trabalho.
Ismael está em tratamento oncológico no Centro de Oncologia de Araraquara da Santa Casa, desde agosto de 2021, quando recebeu o seu primeiro diagnosticado de câncer. Ele explica que sempre gostou de refletir sobre a vida e as situações, porém, nunca tinha tido a oportunidade de escrever o que sentia. “Eu encontrei nos poemas uma maneira de viver feliz e me livrar das dores emocionais que o tratamento do câncer traz”.
São quase 300 poemas escritos por Ismael, além de algumas letras de músicas gospel, que faz questão de evidenciar a sua crença em Deus. Emocionado, Ismael fala sobre o que ele acredita, “existe um Deus pra me amparar e me confortar. Só tenho gratidão por tudo em minha vida. É ele quem me inspira”.
Sonho
Há mais de um ano em tratamento e com tamanha produção de texto, Ismael pensou que suas reflexões e poesias poderiam ser publicadas em um livro, e isso passou a ser o seu objetivo. “Eu sei que será bem difícil essa publicação, pois envolve muitos fatores, inclusive o financeiro. Mas, este é o meu sonho e não vou desistir”, conta o paciente.
E foi pensando em ajudar a realizar o sonho de Ismael que a psicóloga Viviane, homenageada em um de seus poemas, decidiu fazer a revisão dos textos e deixar o material pronto para a publicação, caso encontre um apoiador.
“Eu me comovi com a coragem e a persistência do Ismael, que apesar de estar em tratamento de quimioterapia paliativa, não desiste de viver intensamente, sem perder a esperança independente da sua luta diária”, explica a psicóloga Viviane. “Tudo isso me chamou atenção, por isso, me prontifiquei em ajudá-lo na revisão dos poemas, pois acredito que cada palavra escrita é um sentimento que pode ser compartilhado com outras pessoas, assim levando conforto e acolhimento a todos que estão passando por algum processo difícil.”
História
Natural de Alagoas, Ismael vive em Araraquara desde pequeno, quando peregrinou por 18 dias, pegando caronas e andando a pé até chegar à cidade, acompanhado por dois dos seus sete irmãos, pai e mãe – que estava gestante, mas não sabia. Divorciado, hoje tem dois filhos, o Lorenzo de 3 anos e a Maria Eduarda de 8 anos.
Segundo ele, a família teve uma vida difícil; a sua infância foi de provações. Inclusive, no percurso até chegar à cidade, sofreu com início de paralisia infantil. Ele e sua família chegaram a dormir em albergues, entre outros lugares sem muita infra-estrutura. Atualmente, a família mora numa casa própria, construída com muito esforço, no Jardim das Hortênsias.
Ismael fala que aprendeu a viver sem esperar nada em troca. “Acredito que os detalhes fazem toda a diferença nesta vida, desde os gestos mais simples. Contudo, o mais importante, é viver a vida sem atrapalhar a dos outros e não esperar nada em troca, como um sorriso. Para compensar a falta do gesto, que tal você oferecer o seu? Por isso estou sempre sorrindo.”